terça-feira, 24 de abril de 2012

Bakuman - O fim de uma era


Quando comecei a ler Bakuman (assim que o primeiro capítulo foi lançado, num antigo scanlator br), eu não acompanhava os rankings com tanta frequência, porem já conhecia muito bem a dupla Ohba-Obata. Death Note foi um hit conceituado, e não há como negar sua importância e ''exclusividade'' dentro das páginas da Shounen Jump, já que, numa revista onde as histórias as vezes seguem um certo padrão, quebrar ele não é nada fácil.

Obata, no entanto, tem um destaque maior nessa mídia. Ele é mais ''pop'', digamos. Já conhecia Hikaru no Go, na época, e também já tinha lido o péssimo Blue Dragon Ral Grad (e que, pra quem não conhece, eu NÃO recomendo essa série de jeito nenhum!), então podia me considerar um fã de Obata. Arrisquei ler Bakuman exclusivamente porque a dupla era interessante, e a historia parecia promissora.


Então li o primeiro capítulo, de um mangá que certamente conquistaria minha atenção. No começo, Bakuman ainda tem certos resquícios de obras anteriores (principalmente no traço), mas é interessante ver que, com certo tempo, ele ganha sua própria identidade.

Claro, como todo mangá, ele tem seus altos e baixos. Algumas sagas desagradaram fãs fervorosos (sagas de romance, sagas como o irritante porem essencial Nanamine), enquantos outras os deixaram empolgados. O fato é que, Bakuman criou um universo, dentro de seu universo.


Muitos falam como as histórias dentro da séries são criativas, e poderiam facilmente estampar as paginas da WSJ (onde sempre citam Crow, PCP, Trap, Otters11), e eu acho que muitos desses mangás fictícios, ou são ideias antigamente rascunhadas pela dupla, ou são desconstruções de obras passadas (talvez as duas). Otters foi a única que conseguiu ultrapassar as margens da história, com duas one shots (que foram ótimas, aliás), provando que a série teria SIM futuro. Agora seria muito estranho eles lançarem qualquer coisa relacionada a Bakuman, seria muito óbvio que eles iam estar espremendo até a ultima gota do sucesso da série.

Outro fator que muitos citam, é até onde podemos considerar que seja realidade, ou não. Em Bakuman, eles mostram um lado mais ''vendível'' da revista, deixando claro a positividade dos autores, em relação a certas coisas. Ou vocês acham realmente que se um mangaka enfrentasse o editor-chefe da Jump, e falasse que não queria mais fazer o manga, ele realmente iria continuar na revista? Alguns mangakas, e outros membros de determinadas áreas da revista,  dizem que são baseados em pessoas reais (como já mostraram uma vez no MH), e realmente alguns personagens parecem ser mesmo, como o Sasaki.

Em certas horas, você acaba pensando que a história está passando pra um lado mais pessoal, com críticas ao estilo atual da revista (onde eu acho extremamente ousado da parte da Jump permitir esse tipo de crítica, vindo ''sutilmente'' dos próprios autores), e mostrando que nem tudo são flores. Mashiro e Takagi lutam MUITO pra conseguir publicar sua primeira história, Tantei Trap. Não foi uma coisa simples de 5 capítulos, eles quebraram a cara muitas vezes até chegar ali. E isso que os ''críticos'' de Bakuman não percebem. Eu acho bem interessante como a personagem Miho é mostrada, pois, como sendo o amor da vida de Mashiro, ela é mostrada tanto nessa forma, mas como na forma de voice actor, lutando pelo seu sonhos (oras a história foca no sonho dela, que não é tão distante assim da premissa).


E eu acho interessante isso: A história não se foca apenas em Mashiro e Takagi, existem personagens interessantíssimos na historia, o todo cultuado Niizuma, Fukuda e sua lingua afiada, Aoki e seus dilemas com romances, mas acho que todos esses (com excessão do niizuma), não chegam aos pés do que Hiramaru consegue fazer na série. Um cara que nunca leu mangas na vida, assalariado, canastrão, depressivo. E mesmo com esses ''requisitos'', conquistou o carisma dos fãs, principalmente no japão, onde Hiramaru é adorado tanto quanto os protagonistas (e seu mangá foi o unico a ganhar uma versão real, né), e o mais importante é que, mesmo depois de 176 capítulos, ele ainda odiava desenhar mangás! Uma figura, e que vai fazer uma falta tremenda vê-lo.

Eu adquiri um carinho especial pela série, e fico feliz de poder acompanhar ela do começo ao fim (apesar de algumas pausas que fiz durante o caminho), e apesar do comentário geral, eu achei o final da obra bem satisfatório. Aliás, eu achei o final bem parecido com o final de um dos mangas deles, Reversi (que tinha terminado capítulos antes, com um final ''abrupto'' e também não foi uma série longa, coincidência?), o qual eu não darei spoiler, pois tiraria a graça. Pra quem leu ao menos o capítulo 1 de Bakuman, já imagina como seja o final, é o típico ''Happy Ending'', então eu fiquei sim satisfeito com o final.

Tudo nessa vida necessita de um fim,e Bakuman já mostrava esses indícios há um bom tempo -até poderia haver espaço para mais historia, quem sabe um belo time skip não resolveria, mas tenho medo que o padrão da obra caísse-, mas é complicado se despedir de algo que você gosta, e convive a tanto tempo. Bakuman mostrava uma experiência, que pra alguns pode parecer entendiante, mas para mim era único, e acompanhar essa obra foi muito interessante. Ohba e Obata conseguiram, como disse o Lancaster do MC, superar Death Note sim (e haters gonna hate), e fazer isso não é fácil, ainda mais tendo no currículo uma série ''cult'' igual DN.


























É difícil dizer adeus, de verdade. Mas era necessário isso, de que Bakuman tivesse um encerramento, para sempre nos lembrarmos de como a obra foi (e para mim, foi muito acima da média), e se possível, um dia ver Mashiro e Takagi novamente, quem sabe. Lembrando que Bakuman tem um anime, com 2 temporadas já exibidas (Bakuman anime funciona num esquema semelhante ao de Major, por temporadas, e sem fillers), e a terceira está programada para estreiar em Outubro. Não sei se a 3° vai até o fim do mangá, mas ainda poderemos acompanhá-los dessa forma, ao menos. Até um dia, Bakuman!

See you at the next post.

Um comentário:

  1. pow que pena
    era muito bom
    voce pederia me dizer em que capitulo o bakuman acaba??
    pois ainda estou no cap. 129
    obrigado!

    ResponderExcluir