quinta-feira, 1 de março de 2012

Review: Blood Lad Volumes 1 e 2


Essa semana, resolvi cria um post um pouco diferente do que vinha fazendo,e dar uma opinião geral, nos 2 volumes publicados aqui no Brasil, de Blood Lad (esse da imagem acima), e sim, eu só li os 2 volumes, pois não queria estragar a surpresa de ler cada volume sem a surpresa do momento. Passado as devidas explicações, bora pro post?

*Acho demais essa color! Pena que não ficou colorido a edição da Panini*

Começando por uma descrição rápida, Blood Lad é um mangá Seinen, escrito por Yuuki Kodama (que não sei dizer o sexo dele/dela), e serializado desde 2009 na revista Young Ace, casa de títulos como o insano e sensacional MPD Psycho, Evangelion (urgh), Gohou Drug, entre outros. Ele é um novato ainda (Blood Lad é sua primeira obra, apesar de ter outras one shots já publicadas), e sua obra já tem até o momento 5 Volumes encadernados.

Passando pro plot, Staz, que é um vampiro (sem hate, isso ta na moda hoje em dia, why not), mas que, ao invés de fazer o que todo vampiro faz, ele prefere fazer coisas como jogar video game, ler mangás e ver animes (ou seja, otakinho), e apesar de ser o ''dono'' do Makai (o mundo dos demônios, se vocês já viram/leram Ao No Exorcist, sabem do que eu falo), ele não liga muito pra essa posição. Mas tudo muda quando a estudante Fuyumi vai parar no Makai, e acaba influenciando a vida do vampiro-otaku.


No volume 1, temos o desenvolvimento inicial da trama, com Staz se interessando de uma forma que ele mesmo não sabe dizer ao certo pela Fuyumi, mas que vai indo tudo agua abaixo, quando ela acaba sendo morta por um monstro, e virando um espírito. Obviamente que o interesse do Staz era no sangue humano dela, e com a sua morte, não tinha mais nenhum interesse, certo? É aí que a trama começa, com Staz tentando reviver a garota, com suas segundas intenções (que seria beber o seu sangue humano), e Fuyumi, meio com medo de tudo e de todos ainda (a típica colegial medrosa), pensando se pode realmente confiar em Staz. Pode parecer meio besta, mas a trama vai evoluindo a cada capítulo, acreditem. Já que eles precisam encontrar uma forma pra revive-la, eles decidem ir até o mundo dos humanos, afim de resolver isso, mas tem 2 problemas: Se o Staz sair, a area que ele domina ficaria sem lider, e sofreria ataques, e o corpo espiritural da Fuyumi, o Mazoku, poderia não aguentar, mas acabam arranjando uma pessoa que clona a imagem das pessoas, pro lugar do Staz, e decidem ir mesmo assim, através de um portal que liga o Makai e o....quarto da Fuyumi! Confesso que ri dessa cena, e alias, Blood Lad é um mangá com alto teor de piadas, e piadas muito boas por sinal, o que deixa a leitura bastante agradável. E é nessa parte que começa coisas bem engraçadas como o Staz borrifando uma solução feita com sua enzima de vampiro,e agua, para controlar a mente dos humanos, é muito maneiro isso!


Enfim, na escola, ela começa uma questão moral de que ''Será que alguem realmente liga se eu existo ou não?'' e bla bla bla, até que...o corpo dela começa a desaparecer! Cena bizarra, btw. E depois de muita enrolação, e descobrir que ela precisava do sangue do Staz pro corpo não desaparecer, eles decidem voltar pro Makai, até que encontram a ''dona'' do portal, chamada Hydrabell (alias, é uma personagem bem interessante) que diz poder viajar entre as dimensões, afim de caçar tesouros, mas ela realmente está procurando quem roubou a ''magia'' dela. Enfim, ela diz ao Staz que tinha um livro que falava sobre a ressureição humana, mas tinha vendido a outra pessoa, e que é outro personagem muito interessante introduzido a história, Wolf, amigo de infância do Staz. E o volume termina com esse capítulo, dele indo se encontrar com o Wolf, deixando o cliffhanger pro próximo volume a tona.

No volume 2, descobrimos que ao invés de inimigo, o Wolf é realmente um bom amigo do Staz, e como tinha ficado o cliffhanger da cena de soco, tudo não passou de um cumprimento, com o autor trollando todos os leitores. Mas eles decidem fazer uma disputa, com Staz apostando a Fuyumi se ele perdesse pro Wolf, afim de querer o livro. Mas o Staz achava que seria igual as outras vezes, com uma disputa de boliche (quê!?), mas foi assim que Wolf o surpreendeu com uma disputa de boxe! Só que tem um porem nisso, o Staz é péssimo em combate a curta distância, ao contrário do Wolf, que é um especialista! E essa luta dura muitos capítulos, com o Staz sendo espancado pelo Wolf, e se regenerando, graças a vantagem de ser um vampiro. Só que ele consegue cravar um dente, e com isso ele drenava a força do Wolf, ou seja, quanto mais ele apanhasse, pior era pro Wolf! Enfim, a disputa acaba sendo interrompida pela Bell, que estava com o livro sobre ressureição! Só que ele estava escrito numa língua incompreensível, então eles tem que procurar alguem que saiba traduzir aquilo. (e la vamos nós denovo)


Só que, a pessoa que tinha escrito o livro, era nada mais do que o irmão de Staz! Então, eles foram até o castelo, de onde o Staz originalmente tinha fugido, afim de tentar falar com ele. Só que as pessoas lá não foram tão amigáveis com ele, já que sua irma, Liz, que era guarda do castelo, o surpreende e ataca ele impiedosamente, e acaba mandando ele para a prisão mais ''segura'' de Makai, que também é segurada por ela,e Staz até tenta fugir, mas é atacado por zumbis (!!!), que o detonam, e deixam num estado crítico! E é onde termina o volume 2 (alem do fato de que o Wolf estava tentando ajudar a Fuyumi, que estava desaparecendo novamente)

Bom, por esses dois volumes, podemos ver numa escala enorme, como o mangá evolui (apesar de eu ter gostado desde o primeiro capítulo), em muitos sentidos. O traço, como podem ver, é muito lindo,e foram adicionados bons personagens a trama, com Wolf, Bell e a família de Staz. Particularmente, eu gostei um pouco mais do volume 1, por contem mais comédia, mas em geral, o volume 2 foi uma evolução e tanto!

Em julho de 2012, Blood Lad irá ganhar um anime, mas se tem poucas informações sobre ele, ainda. Como o mangá tem bastante informação (eu resumi bastante a história dos 2 volumes, gente),e que já tem 5 volumes, eu creio que um anime de 24 episódios seja bem possível, e dependendo dos dubladores, e do estúdio, pode ser tornar um sucesso, porque potencial tem!

Lembram do que disse no começo, que só leio a edição nacional? Então, Blood Lad sai aqui no Brasil pela editora Panini, e atualmente 2 volumes já foram lançados, com o próximo volume com previsão para sair entre Março e Abril. Ele custa R$ 10,90, e não contém infelizmente as paginas coloridas (que não sei se vem na versão original), e ele usa um formato um pouco menor do que o convencional 13x18 (é o mesmo formato de Deadman Wonderland e Trinity Blood, por exemplo). A edição ficou muito boa, e a tradução não tem nenhum erro grosseiro, é a qualidade Panini que todos já conhecem, então se vocês se interessaram, podem comprar sem medo! Só a única coisa que eu reclamo, é o fato dessas colors pages não existirem, o que forçam a colocar uma tonalidade muito escura de tinta na imagem, o que fica praticamente impossível de se enxergar, uma pena.


Eu já estou bastante ansioso pro volume 3, quero ver como o Staz vai se livrar dessa situação (eu to me segurando pra não ler online ele, juro),e é um mangá que definitivamente me conquistou, leitura boa, divertida, e com ação ainda! E não, ele não tem muito ecchi, só algumas cenas, mas eu acho perdoável, e como sendo um Seinen (as vezes me esqueço disso), as cenas de lutas são um pouco violentas, o que eu acho uma variante boa, pois vai do humor ao combate em menos de uma página!

É isso, espero que tenham gostado desse meu post ''inusitado'', mas divertido (e trabalhoso) de se escrever. Sobre lugares pra comprar, recomendo a vocês a Comix, ou a LigaHQ, ambos tem os 2 volumes, acompanhem essa história, vale a pena!




See you at the next post.

Um comentário: