segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Persona 4 the Animation: Amor ou Ódio?



Adaptações nem sempre são fáceis de se fazer, principalmente quando o assunto é adaptações de games para animes. Claro, sempre existem suas boas exceções (Tales of the Abyss que o diga), mas quando um game é muito voltado para um certo ''nicho'', podem haver complicações, e convenhamos, Persona 4 se encaixa nesse termo.

Mas a Atlus de fato foi ousada, fazer uma animação do seu game, aclamado tanto por crítica e fãs, após o desastroso Persona: Trinity Soul (que, pra eu não ser tão injusto, tinha uma trilha sonora legal até), era um ponto de interrogação para todos. Como seria o formato? Os seiyuus reprisariam seus papéis? A animação seria num nível digno? Shoji Meguro comandaria a soundtrack? Aos poucos, foi-se criando o hype. Um estúdio interessante a cargo da animação, o AIC (que tem no seu currículo coisas como Bastard, Ga-Rei Zero e Angel Beats, só pra citar alguns) um diretor competente a cargo, Seiji Kishi (que também trabalhou em Angel Beats, e vinha de um bom e bastante injustiçado Kamisama Dolls), Shoji Meguro garantindo a soundtrack, todos os seiyuus que participaram do game com presença garantida (e com nome famosos como Daisuke Namikawa, Romi Park e Showtaro Morikubo)...enfim, tudo o que seria necessário para um anime de sucesso, certo?

Chorando as pitangas com essa animação, né Yuki-chan?

Na concepção, não tivemos la algo muito empolgador, no ponto de vista técnico. Eu simplesmente não sei dizer o que aconteceu com a animação de P4A, mas ela nem de perto lembra outros animes desse estúdio. Para termos de comparação, outro anime do mesmo estúdio, e que estreiou na mesma temporada (e dia) de P4A foi Boku wa Tomodachi ga Sukunai, que convenhamos, da de 10 a 0 nessa animação de Persona. Tempos atrás houveram boatos de que muitos desenhistas, que estavam a cargo da animação de P4A, abandonaram o projeto (o que até hoje não sei dizer se é verdade ou não), mas talvez devessem dar um pouco mais de atenção (ou chamar profissionais melhores) para continuar isso.



Engraçado que, olhando na Opening aí acima, podemos ver uma animação ótima, e que passa a real sensação de estar vendo algo de Persona mesmo. Serei justo, em algumas lutas, a animação fica muito boa, o problema é fora delas (e onde que a história se concentra bastante, btw), mas chega de haterismo pro estúdio e seus desenhistas... que tal eu falar os prós e contras de se ver P4A sem ter jogado Persona 4? Essa é uma dúvida que muitas das pessoas que pensam em assistir P4A sentem. "Será que vou entender tudo?'' '"Será que é resumido?" "Aposto que não vou entender nem 50% disso.'' Veremos.


Vamos começar pelos prós, então? (será que tem algum?)

Prós:

- A fórmula de Persona, se encaixa perfeitamente em animações, se pararmos pra pensar, e P4A não foge a regra. Onomatopéias, cenas engraçadas, drama, personagens bem caracterizados... Repetiram a fórmula com basicamente a mesma execução do game, ou seja, numa execução geral, qualquer um consegue entender tanto história quanto personagens.

- Shoji Meguro garante que você fique exatamente no clima proposto pelo game. Seja utilizando as mesmas faixas do game em cada cena (como na escola, nas battles scenes) como compondo musicas novas, que combinam perfeitamente com a animação. (como a Opening, Sky's the Limit, já postada aqui)

- Assim como os Seiyuus originais retornaram em seus papéis, resolveram dar uma personalidade para o protagonista, Narukami Yu, que no jogo é um  personagem sem personalidade, exatamente pelo fato de você, jogador, agir com tal. O que achei legal da parte deles, já que ficou exatamente como o personagem funciona no jogo, uma pessoa misteriosa, mas que consegue atrair as pessoas para perto de si, isso foi um ponto positivo e tanto. Sem contar o belíssimo trabalho do Daisuke Namikawa. (que eu nem precisava ter citado, né pfff)

- Digamos que a animação fez o chamado ''cut the crap off'', pois entre os casos de assassinatos, existe muita coisa para se fazer, como os Social Links, então pra quem gosta de algo mais objetivo, esse anime está indo exatamente nesse ritmo. (apesar dos 2 episódios que tiveram para mostrar alguns SL)


Tinha tudo isso de prós? WTH

Agora é a hora que eu temia...vamos aos contras:

- Ficou faltando explicar MUITA coisa! Quem jogou, vai sacar na hora as várias referencias ao game ( no primeiro episódio mesmo, que começa com a opening do game), muitos personagens da série são mostrados, e ninguém explica NADA!!! Claro, eu entendo que eles são do game, entendo as referências...mas creio que tenham feito isso pra qualquer pessoa ver, como elas iriam saber isso?

- A animação é muito fraca, sério. Boa parte dos animes da temporada de outubro (onde P4A estreiou) tem animações num nível bem superior...o character design até que ta parecido, mas as vezes, parece ser feito com muita má-vontade.

- Historias jogadas randomicamente (tipo o episódio 5, que fizeram um episódio INTEIRO pra mostrar 2 social links), para um público que nem todos tem noção do que realmente está acontecendo....como as pessoas iriam entender o episódio 13, onde a Nanako vê o Yu conversando com os seus social links? Você acaba ficando tão perdido quanto ela.

- Histórias principais sendo gastas muito rápido....claro, se P4A vai ter uma média de 24~26 episódios, as coisas tem que ser um pouco aceleradas, mas PORRA, tem casos sendo resolvidos com 1 FUCKIN EPISÓDIO! Coisas que demoram muitas horas no game, sendo totalmente corridas, da uma sensação de vazio extremo ao ver isso. (isso eu falando do meu ponto de vista como gamer e fã, imagina um leigo?)

''Para, eu não quero mais ouvir as críticas!''

Claro, tem pontos a se citar fora disso, como a belíssima animação do arco da Yukiko (que foi a melhor do anime, por acaso), ou do episódio 9, com a Opening sendo trocada por uma apresentação da Rise, que achei muito maneiro, ou mesmo o episódio 13, onde foram mostrados muitos personagens e situações bacanas de se relembrar (pra quem jogou né, duh), mas tenho que tomar um posicionamento final sobre isso.

Conclusão: Não, eu não recomendo este anime para pessoas que não jogaram Persona 4. Porque? Porque ele necessita de um entendimento básico sobre o jogo, foi um anime feito para fãs da franquia. Se alguem que não jogou pode ver e entender? Sim, mas não 100% (a não ser que use o google em cada episódio)

Aparentemente, o anime vai bem em terras nipônicas, o Blu-ray até que vendeu bem, e com certeza a soundtrack vai vender bem, Shoji Meguro detona nesse sentido. Eu até esperava por mudanças na ''segunda fase'' do anime, e ainda ta cedo pra julgar, mas ao que parece, vai continuar nesse mesmo ritmo ''rápido e vazio'' que a animação anda. Uma pena, uma execução tão porca pra algo tão bom, vai entender.

Encerro meu post aqui, com algo que todos deviam ver:



E se puderem, tentem jogar Persona 4, um dos rpg's mais fantásticos que já joguei em toda minha vida!

See you at the next post.

2 comentários:

  1. Eu achei a animação em alguns pontos até melhor que o jogo, mas concordo que o anime se passa muito rápido e pouco explicativo mas no geral foi um dos melhores animes que eu já vi, e vamos esperar agora o Persona 4: Animation - The Factor of Hope....

    ResponderExcluir
  2. gostei bem mais de persona trinity, apesar dos pesares. A história existia, nessa versao, apesar de confusa, do desenho não tão bom, e etc. Esse 4 não tem enredo, os personagens são ruins, nem vou ver o 2 ep ...

    ResponderExcluir